A Lista de Espera PROUNI é a segunda chance de quem não foi aprovado na primeira e nem na segunda chamada.
Ter a oportunidade de acesso a algum curso de ensino superior é a chance que todo jovem brasileiro espera. Assim se mantendo instável no mercado e ter maiores chances de ascensão.
Para ajudar os jovens brasileiros, o governo desenvolveu o PROUNI, que concede bolsas de estudo em universidades privadas. Além disso, garantir bolsas em escala integral e ainda parcial de 50%.
É preciso ficar atento e não perder a oportunidade de ganhar sua bolsa de estudo. Conheça tudo sobre a Lista de Espera PROUNI.
Como funciona o PROUNI?
O PROUNI (Programa Universidade para Todos) foi desenvolvido pelo Ministério da Educação. Ele oferta bolsas de estudo arcando com todas as despesas em mensalidades e matrícula. Também em bolsas parciais, o governo arca 50% das despesas por meio do programa. O PROUNI é aberto todos os anos, possibilitando inscrição duas vezes ao ano. Sendo assim, uma no primeiro e outra no segundo semestre anual.
Neste ano de 2022, as inscrições do primeiro semestre já foram abertas, indo do dia 22/02 a 25/02.
Quem pode fazer a inscrição no PROUNI?
Ao se inscrever no PROUNI, o candidato deve ter feito o ENEM que ocorreu por último. Ou seja, no caso das bolsas de 2022, o estudante deve ter feito o ENEM de 2021. As notas são utilizadas pelo PROUNI para que ele possa concorrer as bolsas ofertadas. O indivíduo deve ainda preencher algum dos seguintes requisitos:
- Ter cursado o ensino médio na rede pública, ou em rede particular de ensino portando bolsa integral;
- Ser estudante portador de deficiência;
- Ser professor de rede pública de ensino, no exercício efetivo da função. Sobretudo, tendo nesse caso nenhuma necessidade de comprovação de renda.
Nas vagas das bolsas integrais, é preciso ter uma renda familiar mensal comprovada de até um salário mínimo e meio por pessoa. No entanto, ao concorrer as vagas destinadas de bolsas parciais, o aluno deve ter uma renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa. A inscrição do PROUNI pode ser feita no site do MEC.
Resultado do PROUNI
O resultado do PROUNI será liberado em dois momentos. A primeira e segunda chamada ocorrem respectivamente nos dias 2 de março e 21 de março. Quem for aprovado na primeira chamada precisa dirigir-se até a instituição de ensino onde a vaga será preenchida comprovando os dados de inscrição do PROUNI. Entretanto, quem for aprovado na segunda chamada do PROUNI, precisa realizar o mesmo procedimento de comprovação de dados.
Lista de Espera PROUNI
Quem não for aprovado em ambas as chamadas do processo seletivo do PROUNI, tem ainda uma possibilidade de aprovação. Por meio da participação na Lista de Espera PROUNI, permitindo que o indivíduo possa ter mais uma chance de ser aprovado na sua primeira opção de curso.
A solicitação da Lista de Espera PROUNI deve ser feita na página do participante nos dia 4 e 5 de abril, clicando no botão correspondente a lista de espera em sua primeira opção. O resultado da Lista de Espera será divulgado no próprio site do PROUNI no dia 7 de abril. Sendo assim é possível conferir ele acessando sua aba de aluno ainda em agosto.
Matrícula
A matrícula é um processo feito pela própria instituição onde você foi aprovado mediante a sua comprovação de informações. Lembrando que a comprovação deve ser feita conforme o prazo no processo em que foi aprovado. Após comprovar suas informações a instituição de ensino superior irá desenvolver o documento de concessão de bolsa. O acesso a sua bolsa do PROUNI é mediante a solicitação deles, você irá fazer a sua matrícula de acordo com a data que a instituição selecionar.
Por fim, tome bastante cuidado com os prazos e não perca nada e boa sorte.